Texto Orgânico

Às vezes queremos buscar algo simples no Google e não conseguimos encontrar. Talvez seja porque as palavras usadas na busca não são muito utilizadas como palavras-chave. Em outras vezes quando localizamos o que queremos e clicamos instintivamente nos primeiros resultados, nos deparamos com textos repetitivos que não chegam a lugar nenhum.

É um grande problema de textos que focam tanto em serem vistos pela maior quantidade de pessoas possíveis, esse acaba sendo o único objetivo dos mesmos.

É ai que a TDMS entra gerando textos inteligentes conectando sua marca ao seu público, através de técnicas de escrita, palavras-chave, meta tags e Google Adworks, Google Marketing.

Você sabe escrever para aparecer nas pesquisas?

No mundo da escrita virtual há um sério trabalho de otimização por trás das primeiras exibições de sites como o Google, Bing e Yahoo quando se pesquisa algo. SEO (Search Engine Optimization) é a otimização dos mecanismos de pesquisa, e para que essa otimização seja feita, a escolha de palavras-chave é fundamental.

A dúvida sempre é: que palavras utilizar? Como fazer um texto inteiro girando em torno de palavras-chave?

Aparentemente até hoje muita gente que produz conteúdo não sabe responder.

Quando a TDMS deparou-se com essas questões pela primeira vez, realizou o óbvio para a sociedade contemporânea: pesquisar no Google.  Porém, os primeiros resultados deixaram um pouco a desejar.

 Bom, se era para aprender o que é uma palavra-chave, com certeza, o objetivo foi atingindo: em cada frase surgia a palavra-chave do texto, “palavra-chave”.

Observação: momento para escrever sem muito propósito a palavra-chave para poder alavancar o texto nas buscas.

Brincadeiras a parte, é este uso exaustivo e concentrado que devemos evitar. Necessitamos fazer com que o texto seja o mais fluido possível, para que o leitor não se sinta incomodado com o uso tão repetido de determinada palavra. É exaustivo, é chato.

Um texto não deve ser criado para os robôs dos buscadores alavancarem o site, e sim para ter um propósito. É claro, principalmente textos de conteúdo voltados ao marketing digital irão explorar ainda mais as técnicas de SEO uma vez que é seu produto (e neste território estar entre os primeiros mostra “sucesso” na utilização a técnica).

Os criadores de conteúdo devem procurar entregar para os clientes um trabalho de qualidade, o que envolve é claro uma habilidade nas técnicas atuais de marketing de busca e, além disso, precisam criar conteúdos que sejam agradáveis aos olhos do leitor.

Trabalhamos com os sinônimos da palavra-chave

Os sinônimos irão manter o seu texto otimizado e darão uma fluência para ele, tornando-o menos repetitivo.  Ferramentas como o Google Trends e o planejador de palavras-chave do Google Adwords podem auxiliar nesta busca.

Pensando no processo criativo, evite pensar nisso em um primeiro momento. Crie a ideia, pesquise os sinônimos da palavra que deseja utilizar, faça uma lista de palavras… Mas não se prenda a elas, deixando o texto fluir. Um bom texto para a internet deve ser revisado várias vezes, assim você poderá criar primeiro a ideia geral e depois ir otimizando o texto, fazendo com que ele seja o mais orgânico possível.

Criando algo cativante

Independente do foco do texto, quer ser cativado. Sempre é importante diversificar o texto.

Procuramos o tema que você quer/precisa escrever, ler alguns textos sobre, e escrever algo o mais diferente e personalizado possível.

Não utilizamos palavras-chave genéricas, quando se pensa na construção de conteúdo. Utilizamos essas palavras específicas que irão compor o texto (e consequentemente direcionar um público específico para o site) para justamente criar algo personalizado. Um texto adequado para o público ideal.

Tornar o texto único é um desafio e um grande diferencial. Modifique a linguagem, utilize outras formas de atingir o leitor, diversifique. O leitor quer ganhar conhecimento após ler o seu texto.

Para pensar

Há sempre algo por trás de tudo que escrevemos ou lemos na internet. Devemos ter discernimento de como utilizar as palavras ao nosso favor, seja para informar ou para adquirir conhecimento.

No caso de nós, produtores de conteúdo, além de escritores somos consumidores constantes do mercado digital. Pensar como o leitor é sempre fundamental ao elaborar estratégias para construirmos um conteúdo com boa visibilidade e de qualidade. Assim cumprimos nossa função de produzirmos algo que realmente agregue valor ao leitor.

 

 

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